localização:os aicanãs vivem no estado de rondonia ,na bacia do rio guaporé. suas tres aldeias fazem parte da terra indigena tubarão-latunde,localizada a 100 quilômetros da fronteira com a bolivia ea 180 quilômetros da cidade mais próxima, vilhena.
Demografia: em 2010, os aikanãs totalizavam 258 individuos. Embora a maioria vivem em suas aldeias, muitos residem em vilhena ou em outras cidades próximas.
História: os primeiros contatos dos aikanã com a população não indigena foi registrado nos anos 1940,quando eles habitavam terras na proximidades do rio tanaru.em 1940, o serviço de proteção ao indio inaugurou um posto de atendimento para os aikanã foram enviados. A partir daquele ano, sua população foi reduzida em virtude de mortes causadas pela contaminação com sarampo e fortes gripes.
Entre 1941 e 1943, o geologo vitor dequech comandou a expedição urucumacuam, enviada por cãndido rondon em busca de jazidas de ouro no rio pimenta bueno, a leste do rio tanaru. Dequech documentou varios contatos com os massacás como eles os chamava.
Em 1970, a funai os removeu para o território atual , juntamente com os outros dois povos: os lãntude e os inimigos koaza.Os tres povos tinham linguas e cultura proprias. com a mudança para um território com o solo de pouca fertilidade, os aikanã inicialmente tiraram seu sustento da extração da seringa.A queda no preço do produto trouxe dificuldades ao povo aikanã.
NOME: darlan e gustavo
Nenhum comentário:
Postar um comentário