segunda-feira, 5 de junho de 2017

Os Guaranis-Maria Clara,Karina,Luana e Akilla

        *Onde viviam e onde vivem atualmente : O povo Guarani foi um dos primeiros povos a chegar no território brasileiro após a chegada dos Europeus,a cerca de 500 anos atrás. Atualmente vivem no Brasil 51.000 índios Guarani,eles vivem em sete estados diferentes, também vivem Paraguai,Bolívia e Argentina.Os índios também vivem espremidos em pequenos pedaços de terra cercados por fazendas de gado e vastos campos de soja e cana-de-açúcar. Alguns não têm terra alguma, e vivem acampados na beira de estradas
      *Como estão agrupados: No Brasil,estão divididos em três grupos:Kaiowá,Ñandeva e M'byá, dos quais o maior é o Kaiowá,que significa 'povo da floresta'
    *Religião:Eles são profundamente espirituais,possuem um espaço para oração e um líder religioso cuja a autoridade é baseada em prestígio.
    *Linguagem: O guarani é uma língua indígena do sul da América do Sul. É falada pelos povos da etnia guarani e pelos paraguaios. Surgiu a partir do guarani antigo. Legou alguns vocábulos ao português brasileiro na toponímia.
    *Cotidiano: O cotidiano deles se baseia em alimentação, o banho, a caça e as malocas ( casas) onde eles dormem.
     *Convivência com os "brancos": Muitos povos reúnem, em seu cotidiano, modos de viver herdados de seus antepassados, além  de produtos, instituições e relações sociais adquiridas após a intensificação do contato com os "brancos". Nesse ponto, não diferem muito de "nós", brasileiros não-índios, afinal vivemos em uma sociedade continuamente influenciada por outras tradições culturais.
   *Dificuldades:Com a ausência da garantia de direitos, o modo de vida da comunidade foi totalmente desestruturado. É difícil plantar e praticamente impossível caçar. “Agora, nós estamos vivendo por viver, por que está tudo contaminado, o que comemos. Nosso corpo virou química”, lamenta Mirim, um dos anciões da Aldeia Piaçaguera, em conversa com os integrantes da Comissão Pró-Índio SP.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário